quinta-feira, 5 de maio de 2016

HORAS DE ANGÚSTIA NA PEDRA DO ELEFANTE

Outro dia estava na Pedra do Elefante em Andradas, escalando com um colega menos experiente, mas que já escalava vias de até sétimo grau. Estávamos na via Vulcano e chegando perto terceira parada levei uma queda grande e tive uma aterrissagem péssima.


Na queda desloquei meu ombro e tive várias escoriações pelo corpo. Só não tive um traumatismo craniano porque estava de capacete. A coisa foi bem feia e fiquei lá pendurado meio desnorteado.

Meu parceiro também levou uma pancada ao ser puxado contra a pedra quando interrompeu minha queda. Ele, com pouco experiência em vias longas, ficou tenso e não sabia muito o que fazer e tentou me descer. Quem conhece a via sabe que são cordadas de 50 metros e a terceira enfiada tem um trecho em diagonal, então, se ele continuasse a me descer eu ia ficar mais fora da via, por isso pedi para que ele interrompesse minha descida.

Eu não tinha condições de me movimentar de tanta dor no ombro e precisaria de ajuda para fazer o rapel. Para isso, meu parceiro precisava vir até a mim, mas ele não tinha a mínima ideia de como sairia da parada para vir me ajudar e depois providenciar nossa descida até o chão. No curso de escalada que ele fez não ensinaram técnicas de autoresgate.


Até os bombeiros de Poços de Calda chegar onde estávamos isso já seria tarde da noite. Pelo menos se meu parceiro soubesse técnicas de autoresgate poderia nos colocar no chão com segurança. Imagine você nessa situação?

Esta é uma história fictícia, mas que pode muito bem acontecer na vida de qualquer escalador.

Se essa história te tocou e gerou uma preocupação com sua segurança e de seus parceiros, procure um Curso de Autoresgate. Um bom curso oferece bastante práticas e manobras em campo, e utilizando equipamentos básicos que estão na sua cadeirinha, pois nem sempre você tem um Jumar no rack da cadeirinha.

Os Requisitos Básicos para esses cursos são:

- Curso de Escalada Intermediário;
- Guiar vias de pelo menos 5º grau;
- Saber fazer os principais nós utilizados na escalada;
- Saber fazer rapel com back up;
- Equipamentos de uso individual (cadeirinha, solteira, mosquetões, freio, capacete, cordeletes, fitas).



Nenhum comentário:

Postar um comentário