segunda-feira, 21 de março de 2016

Como começou escalar?

Lembro-me que quando passava por aquele muro de escalada num clube de campo perto de casa eu pensava: “Esses caras não tem o que fazer?”.

Nascer do sol na Pedra do Sino - PARNASO/RJ
Bem, um dia algo mudou na minha rotina e eu fiquei sem ter o que fazer, então montei na magrela e fui dar uma volta no clube e ao ver aqueles caras pendurados naquela parede pensei: “Vou lá ver qual a desses caras!”. Depois de explicado como funcionava, o Fernando Demonte me deu uma ficha pra preencher e no dia seguinte, um domingo, eu estava lá fazendo meus primeiros movimentos no muro. Isso era por volta de agosto de 1997, eu ainda era um moleque.

Como não podia ser diferente, meu desempenho na primeira escalada foi incrivelmente ridículo, mal consegui subir os primeiros 5 metros e fiquei tão tenso que não conseguia me mexer. Não ia nem pra cima e nem para os lados, meus braços queimavam. Foi quando alguém gritou lá de baixo “senta e segura a corda”, foi ai que eu lembrei que tinha uma corda. Grudei nela com toda a força que havia sobrado.

As tentativas seguintes também foram tão frustantes quanto a primeira, e muito divertida! Aquele monte de adrenalina, endorfina e outras “inas” me trouxeram uma sensação de prazer incrível, naquele momento percebi que tinha sido provocado por algo diferente. Algo muito interessante!

Escalando em Campinas

Então, em resposta a provocação fui praticar e a cada dia de escalada o meu desempenho ia melhorando. Quando atravessei o grande teto pela primeira vez me senti o máximo. Foi uma grande realização, fiquei muito feliz e empenhado a tentar mais.

Um dia surgiu a possibilidade de conhecer a rocha. Nesse dia vivi muitas coisas novas, camping, montanha, natureza, escalada em rocha, foi quando eu percebi que eu estava na atividade certa… estava no lugar certo!



Mas, disso até eu me tornar um Montanhista ainda faltava muito, muito a aprender. E esse aprendizado foi penoso e em algumas situações, arriscados. É quando você vai para a montanha sozinho, sem aqueles que te guiavam, que você percebe que falta muito conhecimento. Um bom curso de escalada ajudaria, mas naquela época eram poucos e extremamente caros. Então tinha duas escolhas, comprar equipamentos e continuar escalando como já vinha fazendo, ou juntar aquele dinheiro todo e fazer um curso.

Me acostumei a ver as coisas de cima - Pedra Bela/SP
Bom, comprei equipamentos, e um pouco mais tarde, durante uma escalada do Pico das Agulhas Negras no Parque Nacional do Itatiaia/RJ foi que eu percebi que fiz a escolha errada. Foi lá que percebi que poderia morrer fazendo isso! Mas, foi lá também que eu me transfora em um Montanhista!

Num outro post vou contar como foi essa primeira aventura nas Agulhas Negras, lugar que eu tenho grande  
carinho e enorme respeito, pois foi lá que me transformei em Montanhista.

Pico das Agulhas Negras - PN Itatiaia/RJ
E você como começou a escalar? Me conte sua história!…. Não começou, que tal começar?

Abraços e boas escaladas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário