domingo, 20 de março de 2016

Montanhismo, Economia e Amigos



Alguns passos pelas Montanhas. Algum lugar no Pico dos Marins/SP
Fui resistente por algum tempo a escrever coisas que estão entorno dos temas desse título (Montanhismo, Economia e Amigos). Estas três coisas estão estritamente ligadas no meu meio e uma puxa a outra.

Comecei no Montanhismo um pouco antes de começar na Economia, e dessas coisas os Amigos sempre estiveram presentes, cada um a sua maneira. 

Acho que comecei a escalar porque estava com o tempo ocioso e precisava ocupá-lo (sim, eu sei, devia ter estudado para o vestibular de economia para ocupar o tempo), mas minha curiosidade acabou me levando para a escalada.

Talvez me levou para escalada porque eu já respirava economia todos os dias no trabalho em um banco. Estava todo tempo interagindo com os conceitos financeiros e econômicos e aquilo já fazia parte de mim, então não precisava de muito estimulo para gostar de Economia. Mas, os estudos econômicos tem uns capítulos a parte e como no Montanhismo, teve seus altos e baixos.

As Montanhas... Sou parte delas agora. Pico dos Marins/SP
Como deu para perceber eu era jovem, tinha apenas meus 19 anos eu acho, e nessa idade tudo ainda é muito confuso na cabeça da gente. Tanto que só me decidi estudar economia lendo o manual do candidato, onde me identifiquei muito com a economia, claro que muito influenciado pelo meu trabalho no banco. Escalar também não era meu principal objetivo, porque eu ia para o clube para jogar um vôlei com a galera e, foi por não ter encontrado a galera do vôlei (eles tinham mudado o horário e eu não sabia) que eu encontrei a galera da escalada.

Nesse balaio de gato tem os Amigos. Tinha os amigos da escola, tinha os amigos do vôlei, tinha os amigos do trabalho e agora surgiram os amigos da escalada. Quando eu falei para os amigos que eu estava começando a escalar as reações eram as mesmas: "Escalar?... Subir?... Escalar mesmo, de subir?". Acho que meus amigos nunca tiveram um amigo escalador. Além disso era engraçado ver a reação das pessoas ao ver aquele sujeito todo engravatado dizer que subia montanha nos finais de semana! =) 
Os Amigos de Montanhas, diversão garantida

Então eu passei a ir para o clube para bater uma bola e dar um pega (como chamamos hoje) no muro de escalada, mas pouco a pouco o interesse pela escalada foi aumentando e o tempo dedicado ao vôlei foi diminuindo (eu nem era tão bom). Depois vale a pena dar uma lida no texto "Como começou escalar?" que estou escrevendo, nele rabisco um pouco como foi esse dia. Bem,  consequentemente foram surgindo outros amigos, alguns grandes parceiros de escalada.

Prestei vestibular, passei para economia e em 1998 comecei esse novo processo, e tentava sempre manter a escalada, porque aquilo me fazia muito bem. Tanto que em um evento na faculdade montamos um muro de escalada no meio do pátio para dar uns pegas. Escalar estava deixando de ser uma opção e passando a ser um modo de vida.

Então, esse blog é para contar um pouco sobre essas coisas que envolvem o Montanhismo, temas Econômicos e as Amizades que se misturam nesses temas que curto de montão. Espero que consiga agradar a todos.

Abraços,

Evandro Adriano Duarte

6 comentários:

  1. Éhhh...professor... e amigo (sim, pois como não sou uma montanha e nem essa "tar" de economia, só sobrou a terceira opção, né?...rsss). Parabéns pela iniciativa, e espero que seja um espaço na internet que trará relatos e informações técnicas tão necessárias nesse nosso esporte que tanto amamos. Que Deus continue abençoando a tua vida e te fazendo instrumento para apresentar as Suas obras da natureza aos aventureiros de plantão. Tenha a certeza de que tudo o que tocar prosperará, pois vc é um ser humano do bem. Forte abraço!

    "Existem muitos caminhos para o topo da montanha, mas apenas uma visão".
    Harry Millner

    ResponderExcluir
  2. Muito legal! A escalada chegou de surpresa e ficou! Muitos pegas para você então. Saúde e sucesso! Fabi Auri Copetti

    ResponderExcluir
  3. Muito legal! A escalada chegou de surpresa e ficou! Muitos pegas para você então. Saúde e sucesso! Fabi Auri Copetti

    ResponderExcluir
  4. Parabéns meu amor pela iniciativa! Sei que tem muito a compartilhar com seus amigos, alunos e clientes, pois longa é sua jornada como montanhista e economista.

    Sei também que falar destes assuntos te faz bem, porque vc os vive de maneira intensa e apaixonada.

    Logo, tenho certeza de que esse blog promete muitos "causos", boas estórias, e muita informação! Sucesso! Te amo!!!

    ResponderExcluir